O espaço do refeitório pode ser mais um professor ou um empresário?
Quantas coisas o aluno pode vivenciar e aprender no horário do lanche ou das refeições escolares? Já pensou? Paramos para pensar:
- Pode aprender a ser grato pelo que tem;
- Pode aprender a selecionar alimentos saudáveis;
- Pode aprender a se socializar;
- Pode aprender a dividir;
- Pode aprender a economizar, não desperdiçando comida;
- Pode aprender a etiqueta ou comer corretamente...
Para a escola, o refeitório também é um lugar de ensino e pode se tornar também mais uma fonte de lucro ou renda, desde que seja encarado com um empreendimento dentro de outro, com suas particularidades, e não apenas como uma atividade a mais para a escola.
Sendo um lugar preparado para receber e acomodar adequadamente boa parte dos alunos nos horários das refeições e lanches, sem dúvida, atrairá mais consumidores.
Existem casos, onde pode se tornar um local de encontro dos pais, professores e alunos no horário do almoço. Quantos pais almoçam fora de casa hoje? Já imaginou recebê-los neste horário, na escola?
Como está o seu refeitório hoje? Ele pode ser considerado, como a Profa. Doris Kowaltowiski sugere "mais um professor", ou seja, um local de vivência onde a disposição e a forma do lugar já despertam o aprendizado para valores essenciais ao ser humano.
Ele pode ser usufruído como um empreendimento que aumenta a renda da escola? Ou ele dispõe contra a imagem da escola, torna a hora do lanche "uma tortura" e não incentiva a cidadania?
Avalie, e se precisar, conte conosco para a repaginação do espaço do Refeitório.
Confira o projeto que fizemos para uma escola de ensino fundamental e médio:
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Antes - uma biblioteca... |
Depois - um refeitório |
Veja mais perspectivas de como melhoramos a hora do lanche dessa escola:
Pontos a serem observados no projeto do Refeitório:
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- Facilidade de acesso e acessibilidade;
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- Iluminação/ ventilação adequadas;
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- Normas da Vigilância Sanitária;
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- Capacidade de alunos a serem atendidos por horário;
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- Mobiliário ergonômico;
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- Fluxo organizado das atividades (higiene - servir - comer - descarte)
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- Higiene impecável com facilidade de manutenção
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- Proximidade com a cozinha.
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